Vivências





Sua dança é sua, não do outro

Shakty Shala, professora e dançarina, dedicada há 25 anos ao meio, faz um contundente alerta quanto à crescente comercialização e banalização da dança. E deixa um importante chamamento às dançarinas desiludidas. É isso aí! Acompanhem de perto este recado.
http://absoluta-danca.blogspot.com/2009/03/sua-danca-e-sua-nao-do-outro.html

Dança, sexualidade, maternidade e o feminino ancestral
Na sua origem, a dança do ventre era vivenciada como ato sagrado e servia também como ferramenta de suporte na hora do parto. Carla Lampert, focalizadora, bailarina e professora de dança do ventre, revela como sua gravidez foi bem trabalhada graças às suas vivências... dançando!
http://absoluta-danca.blogspot.com/2009/03/danca-sexualidade-maternidade-e-o.html

Muito além do requebrar de quadris

Dançarinas com minúsculos biquinis e rostos vendados são ferramentas corriqueiras de marketing no país da famosa dança da garrafa. Tudo pela audiência! É o alerta da bailarina, professora e coreógrafa Nancy Ribeiro.
http://absoluta-danca.blogspot.com/2009/03/muito-alem-do-requebrar-de-quadris.html

Uma linha reta nas curvas da beleza
A bailarina e professora de dança do ventre Kilma Farias sinaliza como a beleza é mesmo muito relativa, e de como as mulheres "crescem" em encanto, expressão e poder quando dançam em público. Inclusive aquelas acima do peso... E nos fala também dos comentários surpresos em seu camarim...
http://absoluta-danca.blogspot.com/2009/03/uma-linha-reta-nas-curvas-da-beleza.html

"Ando tendo um caso com a minha sensualidade"
A bióloga Carol Paiva anda se puxando no estudo das deusas e percebe os reflexos em sua dança. Confirma o que lhe disseram: a dança muda de dentro pra fora, o corpo apenas reflete o que está acontecendo por dentro...
http://absoluta-danca.blogspot.com/2009/03/ando-tendo-um-caso-com-minha.html

Cada idade tem sua paixão e magia
Elas são mulheres de mais de 50 anos, não são ciganas de sangue, mas movidas pela necessidade de exercícios físicos descobriram a dança cigana e se apaixonaram. Criaram um grupo para apresentações e hoje dançam sob agenda cheia.
http://absoluta-danca.blogspot.com/2009/03/cada-idade-tem-sua-paixao-e-magia.html

Do "isto não é para mim" à plenitude
Na primeira vez em que viu uma apresentação de dança do ventre, Rose Busko, 48 anos, pensou: "Isto não é para mim." Pois agora ela está dançando com um grupo de amigas em plena maturidade, lindas, felizes. E convida: dancem! Dancem muito!
http://absoluta-danca.blogspot.com/2009/03/do-isto-nao-e-para-mim-plenitude.html

(Des)Afiando a espada
As performances com espada são sempre impressionantes na dança. Além de exigir completo domínio da técnica, essa vertente mistura de forma muito especial as forças yin e yang: o simbolismo masculino de uma arma e os movimentos vigorosos cruzam pela graciosidade da sensualidade feminina, criando uma alquimia final bela e sutil, como conta Kilma Farias, bailarina e professora de dança do ventre.
http://absoluta-danca.blogspot.com/2009/03/desafiando-espada.html

Do consultório direto pra dança
A partir de processos pessoais, a Dra. Suzete D'amico, Psicóloga Clínica e Psicanalista, aos poucos uniu a dança às técnicas de psicoterapia convencional e passou a trabalhar numa faixa especial. As pacientes adoram a fusão...
http://absoluta-danca.blogspot.com/2009/03/do-consultorio-direto-pra-danca.html

O parto de uma marca própria
Fascinada por Dança Ritualística, a instrutora e coreógrafa Shanasis Raquel cedo na vida mergulhou em Dança Cigana, Medieval Celta e Dança do Ventre. Dessa mistura, em fusão também com sua formação como terapeuta holística, criou uma técnica própria unindo diversas fontes ritualísticas e terapêuticas.
http://absoluta-danca.blogspot.com/2009/03/o-parto-de-uma-marca-propria.html

“Não comecei cedo mas parece que nasci ouvindo música árabe”
Com um retrato detalhado de seu dia-a-dia, Sahira Ma Ajniha, professora e bailarina de dança do ventre, nos mostra como a profissão a ajudou de modo especial em seus processos como mãe, esposa, amiga, mulher e profissional.
http://absoluta-danca.blogspot.com/2009/03/nao-comecei-cedo-mas-parece-que-nasci.html

A Dança Sagrada Feminina em minha vida
Sedução e brilho não são premissas mas resultado do processo do despertar da Deusa-bailarina interior de cada praticante. Este é o foco de Patricia Fox, que relata como foi sua aproximação com a dança e como criou uma dinâmica onde, através de apresentações, consegue levar a espiritualidade feminina onde a linguagem da dança facilita o entendimento do sagrado.
http://absoluta-danca.blogspot.com/2009/03/danca-sagrada-feminina-em-minha-vida.html

Sonhos e vôos de uma jovem bailarina

Nathália Lisiê, integrante do Corpo-de-baile de Valinhos/SP, compartilha conosco alguns de seus escritos.... registros de insights e vivências que movem seus sonhos desde menina...
http://absoluta-danca.blogspot.com/2009/03/sonhos-e-voos-de-uma-jovem-bailarina.html

A gana da cigana...
Quando dança, essa cigana chama a gana de alma e se encontra com seus deuses. Iniciadora da Dança Cigana no sul, Perla nos conta o que a dança faz em seu espírito e compartilha com a gente poemas que tem feito vida afora.
http://absoluta-danca.blogspot.com/2009/03/gana-da-cigana_1689.html

A experiência que toda mulher merece viver
Dançar é alcançar a liberdade que nunca havíamos experimentado. A bailarina e professora Sissi Mahira não fala de técnicas mas emoções. Inclusive a de querer estar sempre arrumada e maquiada, e a de conviver bem com defeitos que antes muito incomodavam.
http://absoluta-danca.blogspot.com/2009/03/experiencia-que-toda-mulher-merece.html

Garota multidança: a vibrante raiz da versátil arte-educadora
Da malandragem do Hip Hop à sutileza terapêutica da Biodança, Márcia Cristina Menezes ensina várias vertentes. Suas vivências na dança começaram cedíssimo, aos 4 anos, com piruetas pela casa e paradas performáticas.
http://absoluta-danca.blogspot.com/2009/03/garota-multidanca-vibrante-raiz-da.html

Mudar, Mudança... Mudar a Dança
A terapeuta Claudia Godoy nos convida a mudar o ritmo, acordar para o aqui e o agora... Ouçamos nossa música interna, nosso compasso, nosso bater... Busquemos no mais profundo de nossos abismos, se for necessário...
http://absoluta-danca.blogspot.com/2009/03/mudar-mudanca-mudar-danca.html

Cada uma com sua história...
Casos e casos. Depoimentos curtos contam como as mulheres se relacionam com a dança e como, através dela, se transformam enquanto criaturas.
http://absoluta-danca.blogspot.com/2009/03/cada-uma-com-sua-historia.html

Diversidade: todo estilo é lindo desde que dançado com ‘’verdade’’

Na prática, cada bailarina é apaixonada pela linha que segue mas o que conta mesmo não é o estilo, mas é o motivo dele, afirma a bailarina e professora Márcia Oliveira (Hannyah), que faz um chamado pela importância da diversidade.

http://absoluta-danca.blogspot.com/2010/02/diversidade-todo-estilo-e-lindo-desde.html

Uma brasileira que fez sucesso nos países árabes
Pode parecer estranho mas uma brasileira pode fazer sucesso com Dança do Ventre dentro dos países árabes. É o que conta a bellydancer Priscila Fontoura.
http://absoluta-danca.blogspot.com/2010/07/uma-brasileira-que-fez-sucesso-nos.html



...............................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário