Abordagens
Contato Improvisação: um diálogo em dança
Vertente que investiga os corpos em contato físico com relação às forças da natureza, como a gravidade e a inércia, improvisando movimentos uns com os outros, esta dança acontece por si e propõe que qualquer corpo possa dançar. Quem nos fala de Contato é Fernanda Carvalho Leite, bailarina e atriz, apaixonada por este trabalho.
http://absoluta-danca.blogspot.com/2009/03/contato-improvisacao-um-dialogo-em.html
Dança do Ventre, suas origens e a realidade atual
Cinara Klein, bailarina e professora de dança do ventre, faz um histórico das origens e da migração para o Ocidente, e também nos situa a respeito da realidade brasileira atual, destacando dificuldades mas também renovações, como espetáculos com temática de defesa do meio-ambiente.
http://absoluta-danca.blogspot.com/2009/03/danca-do-ventre-suas-origens-e.html
Tango: nos braços de Eros
Passeando da melancolia à firmeza, o tango sempre é passional e sensual. Somando-se ao gestual coreográfico expressivo, as letras falam de amor, solidão, paixão, encontros, desencontros... Alexandre Becker e Ana Karina Paz, da dupla "Simplemente Tango", nos contam sobre a famosa conexão tango e sensualidade...
http://absoluta-danca.blogspot.com/2009/03/tango-nos-bracos-de-eros.html
Em tempos de Caminho das Índias...
Muitas mulheres começam a fazer aulas de dança por impulso mas, depois que a moda acaba, o interesse também vai junto, segundo Carol Magri, professora de Dança Moderna Indiana e bailarina profissional. Ela traz importantes dicas para quem se interessou meeesmo pela Dança Indiana.
http://absoluta-danca.blogspot.com/2009/04/em-tempos-de-caminho-das-indias.html
Danças Circulares Sagradas: consciência em roda
Divertida mas sagrada, esta interessante modalidade baseia-se no círculo que traz a sensação de acolhimento e pertencimento. As coreografias são passadas na hora, os praticantes seguem o focalizador, e os movimentos simbolizam o cotidiano. Quem nos dá os detalhes é Patricia Preiss, experiente focalizadora de Danças Circulares.
http://absoluta-danca.blogspot.com/2009/03/dancas-circulares-sagradas-consciencia.html
Dança tribal, fusão, mutação, evolução...
Fenômeno irradiante mundial, a dança tribal reúne as influências de várias vertentes étnicas, artísticas ou ritualísticas. A bailarina Daiane Ribeiro afirma que o estilo funciona como ponto de mutação da dança do ventre, dissolvendo e transcendendo seu aspecto caracterizadamente sensual e provocativo, e absorvendo muito mais o artístico, o profissional, o espiritual e o emocional.
http://absoluta-danca.blogspot.com/2009/03/danca-tribal-fusao-mutacao-evolucao.html
Mandala de Tara: dançando por um mês o sentido de humanidade
Fundamentada em práticas tradicionais tibetanas, esta dança funciona como meditação em movimento. Os praticantes formam uma mandala viva e dançam um conjunto de ciclos que dura um mês. Quem nos fala a respeito é a bailarina Myriângela Naves, de Brasília, especializada em Mandala de Tara, Danças Circulares do Mundo e Danças da Paz.
http://absoluta-danca.blogspot.com/2009/03/mandala-de-tara-dancando-por-um-mes-o.html
Dança ritual: devoção, festa e cura
Os povos antigos perceberam que, se a partir de um único corpo saíam ondas de energias circulares, então dançar no conjunto uníssono de corpos abriria possibilidades ainda maiores de conexão com as forças da natureza. Dançar nesta e noutra realidade. Dançar assim é a magia das danças rituais, conforme relata a focalizadora Sabrina Alves.
http://absoluta-danca.blogspot.com/2009/03/danca-ritual-devocao-festa-e-cura.html
Por quê dançar?
Criado nos anos 50 sob forte influência junguiana, "Movimento Autêntico" é uma técnica que centra foco total no movimento dos corpos como ferramenta de conhecimento e descoberta. Através de uma dupla - o que se move e o que testemunha -, a união de corpo, movimento e significado é vivenciada por ambos, cada um dentro de sua subjetividade. A pesquisadora Mariana Aurélio fala dessa dança que dilui espaços ilusórios entre o outro e o eu, o ver e ser visto.
http://absoluta-danca.blogspot.com/2009/03/por-que-dancar.html
Ballet, profissão curta, ensino longo
Ballet clássico exige longos preparativos para decorar a coreografia e traz calejamento nos dedos dos pés, dores no corpo e, às vezes, até algumas lesões mais sérias.
Convidamos Nathália Lisiê, bailarina de clássico, jazz e contemporâneo, a contar um pouco sobre os bastidores e facetas bem reais deste mundo delicado porém complexo que é o ballet.
http://absoluta-danca.blogspot.com/2009/03/ballet-profissao-curta-ensino-longo.html
Bollywood Dance: clássico indiano em fusão com o contemporâneo
Cinema e dança se misturam, o clássico e o moderno em fusão, essa é a nova febre. Surgiu da famosa indústria cinematográfica indiana e acabou por se tornar um estilo de dança. Quem dá os detalhes é Mahaila Diluzz, bailarina, coreógrafa e professora de Dança do Ventre.
http://absoluta-danca.blogspot.com/2009/03/bollywood-dance-classico-indiano-em.html
...........................................
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário