"Não comecei cedo mas parece que nasci ouvindo música árabe"

Com um retrato detalhado de seu dia-a-dia, Sahira Ma Ajniha, professora e bailarina de dança do ventre, nos mostra como a mulher moderna precisa ser múltipla e competente como mãe, esposa, amiga, mulher e profissional.
Em seu caso pessoal, ela acredita que a profissão a ajudou de modo especial em seus processos. "A cada dia me convenço mais que ter nascido mulher foi realmente uma bênção, e que ter me achado na dança do ventre foi algo que já estava escrito, pois não comecei cedo e parece que nasci ouvindo música árabe", afirma.
E do espectro cotidiano de seus envolvimentos com marido, filha, vó, alunas, amigas, a professora amplia o olhar e chega no divino feminino. "A mulher é co
mo a rosa que tem camadas e mais camadas de pétalas e em seu interior tem o ninho da humanidade", define. "Somos todas em uma e uma em todas. Quem faz dança do ventre, entende que nosso dia-a-dia de aulas, ensaios e apresentações é, sim, a mais pura feminilidade".

Nesta vida corrida que nós, mulheres, levamos hoje, achar tempo para ser mãe, esposa, amiga, mulher e profissional só mesmo sendo heroína de história em quadrinhos. Sim, aquela que se divide em 4, tem 8 braços, 8 pernas e 4 almas. Examino do meu ponto de vista, tenho minha carreira profissional ainda em construção, como toda boa bailarina e professora de dança do ventre, estudo, ensaio, alunas, roupas, apresentações, propaganda - sim, porque sem ela também fica difícil -, então boa parte do dia é para as obrigações profissionais, e sei o quanto isso é importante.
Então, vem a filha que é pré-adolescente, sem saber, com jogos e livros e filmes e querendo atenção para tudo, e vamos lá porque também já fui criança e sei o quanto isso é importante.
Marido... Ah, querido marido, atenção, reclamação, janta, roupa, as contas, o desabafo dos colegas de trabalho, escuto tudo e tento fazer o possível, porque sei o quanto isso é importante.
Fim de tarde o telefone toca... Quem é? A amiga, desesperada pela prova, pelo marido, pelo namorado, pelos filhos, pelo trabalho, pela vida, aí eu ouço e aconselho porque sei o quanto isso também é importante.
Aí vem a mãe - graças a Deus, tenho a minha! -, reclama do meu pai e do meu irmão, das contas, fica brava porque não dou atenção, porque não falei que tinha que sair, que não liguei que não contei que tinha apresentação na próxima semana... Ouço e entendo porque sei o quanto isso também é importante.
Então, o dia acaba na cama, deitada, jogando no celular, adoro fazer isso, relaxa meus neurônios, volta um filme de tudo o que aconteceu. E eu??? Bem, tenho a satisfação de executar meu trabalho e escutar elogios e ver minhas alunas crescerem, seja profissional ou pessoalmente, porque, para quem não sabe, dança do ventre estimula não a sensualidade, mas a feminilidade, a delicadeza de sermos mulheres.
O carinho da minha filha quando me olha nos olhos e diz: "é tão bom quando estamos juntas...", isso então é de encher a alma de positividade. O marido quando ali comigo, já há quase 20 anos, me olha nos olhos e diz que me ama como no primeiro dia e que preciso melhorar nos meus movimentos na dança, que estou melhor, que tem orgulho de mim.
Quando estou com o coração apertado em casa só o telefone toca... - Quem é ? A amiga, - Estava pensando em você. Tudo bem? Tua voz está diferente, aconteceu alguma coisa? Aí eu desabo e desabafo. - Ai, estou com medo da apresentação, não agüento mais a menina, ela está crescendo e não entende o marido? Nem me fale... dormi sem falar direito com ele. Desligo e logo depois o telefone toca de novo. -Alô! Oi, Mamy... pronto: a recebo colo e rimos e saímos e nos falamos até mesmo sem palavras.
Nossa... cansei. Tudo isso, saibam, é muito importante.

A essência feminina é algo mesmo fascinante, essa pluralidade de seres dentro de uma só pessoa e a versatilidade é algo mesmo divino. A cada dia que passa me convenço mais que ter nascido mulher foi realmente uma bênção, e que ter me achado na dança do ventre foi algo que já estava escrito, pois não comecei cedo e parece que nasci ouvindo música árabe.

Como toda mulher, tenho sim aqueles momentos onde me sinto uma menina escondida atrás da porta do armário, morrendo de medo do suposto monstro embaixo da cama e, por incrível que pareça, se pousa uma borboleta na janela me basta para achar lindo aquele instante. O monstro? Que monstro? Olho no relógio e corro... Nossa, estou atrasada, meu ensaio já começou, minhas alunas estão esperando, meu marido vai me matar... - Mamy, desce que já estou saindo... - Filhaaa, pega a bolsa da mamãe e põe a sandália...
Isso tudo é mais que importante: é necessário. Vivo cada uma das mulheres que há em mim intensamente. Acredito que minha profissão me ajudou muito nisso. Descobrir que a mulher é como a rosa que tem camadas e mais camadas de pétalas e em seu interior tem o ninho da humanidade. Somos todas em uma e uma em todas. Profissionais das mais diversas áreas também, acredito, que passam por isso, mas creiam: quem faz dança do ventre, entende que nosso dia-a-dia de aulas, ensaios e apresentações é, sim, a mais pura feminilidade.

Sahira Ma Ajniha (Crisele Martins)
Professora e Bailarina de Dança do Ventre
www.criselebellydancer.com.br
http://criselebellydancer.blogspot.com
criselebellydancer@hotmail.com

SANTOS/SP


Fotos: Arquivo pessoal

23 comentários:

  1. Nossa Cris.....voce é maravilhosa mesmo....Conseguir dar conta de tudo isso nãoi é fácil rsrs
    Mil Bjus de sua afilhada!!!

    ResponderExcluir
  2. Ola minha linda. Muito obrigada pelo seu comentario. Meu trabalho é somente para mostrar que somos mulheres acima de tudo. Bjs no seu coração

    ResponderExcluir
  3. Miga,amada!Vim dar meu apoio,minha admiração e dizer o quanto me sinto honrada em ser sua amiga!!Bjos e felicidades millll!!Vc meresse cada uma!

    ResponderExcluir
  4. Lindaaaaaaaa. Bjs amada obrigada sempre.

    ResponderExcluir
  5. "E tudo isso de salto alto!", rs. Que bom que entre tanta correria e alguns probleminhas do cotidiano (quem não os tem, não é mesmo?), vc ainda acredita nas pessoas e as convida p/ fazer parte do seu mundo. Obrigada, viu?!
    Bjos e sucesso!!

    ResponderExcluir
  6. Querida...com certeza você já faz parte do meu mundo sim. Muito obrigada pelas palavras...Bjs dançantes lilililililiiiiiii

    ResponderExcluir
  7. O Comentário com o nome Ingrid é meu....num sei pq saiu com o nome da minha irmã rsrs

    Cris te Adoro
    Bjo

    ResponderExcluir
  8. É isso aí!
    Podemos tudo, quando queremos.
    Fazemos tudo, quando temos prazer.

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns amiga é muito gratificante ser reconhecida nos dá a sensação de alívio por todas as nossas ausências com a família e amigos. Vc está de parabéns não só pela materia mas por ser uma mulher contagiante e amiga, torço muiito po ti,bjinhos no coração e SUCESSOOOOO!!!!
    Renata Rodrigues

    ResponderExcluir
  10. Oi Renata-De Millus rsrsrsr senão confunde. Você tem toda razão. Obrigada bjs

    ResponderExcluir
  11. Renatinhaaaaa. Obrigada meu anjo sempre por estar por perto. Bjs mil e sucesso para nós

    ResponderExcluir
  12. sahira realmente está muito bem elaborado as suas palavras é isso mesmo.. valorização.. do feminino... encontrar-se na arte da dança... gostei mesmo.. parabens pelo seu trabalho.. voce vai levar para o resto da vida este gostar.. esta paixão .. muitas alegrias... voce merece todo sucesso.. nesta carreira..bjão amiga.. esta é sua essencia..

    ResponderExcluir
  13. Ola querida amiga. Muito obrigada pelas palavras e fico muito feliz que tenha gostado. Bjks no seu coração

    ResponderExcluir
  14. Parabéns por conseguir administrar tudo e o texto está ótimo. Prende a atenção... bjos

    ResponderExcluir
  15. O mais incrível de tudo isso,é que você faz mil coisas durante o dia,se transforma em mil mulheres,porém cada uma dessas mulheres consegue chegar ao final de um dia intenso esbanjando simpatia,carisma,determinação,muito iluminadas e prontas para começar um novo dia!!!!!
    Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  16. Obrigada Carlaaaaaaaa. Bjs no seu coração.

    ResponderExcluir
  17. NOSSA EU TAMBEM SOU ASSIM ME DIVIDO EM LAR E DANÇA MAIS É OTIMO...PARABÉNS AMEI SEU TEXTO!

    ResponderExcluir
  18. Obrigada Adriana e me perdoa a demora na resposta. Somos assim pelo que amamos nos desdobramos..Bjs

    ResponderExcluir
  19. Lindo...não tem outra palavra amiga....
    Como é bom saber que vc concilia tudo e a todos sem perder a calma, sem perder a sua essência...
    Continue assim Cris...crescendo...ampliando seus conhecimentos. Com isso todos nós lucramos, por vc nos brindar com sua dança linda, sensual e delicada...Beijos Cris....

    ResponderExcluir
  20. Maravilhosa fada flutuante da dança árabe, você é uma fonte inesgostável de inspiração para mim! Sucesso e fôlego para dar conta de tudo, é o que eu desejo. Abs,

    ResponderExcluir