Do "isto não é para mim" à plenitude

Na primeira vez em que viu uma apresentação de dança do ventre num festival que acontece anualmente em Joinville, sua cidade, Rose Busko, 48 anos, mãe de dois filhos, pensou: "Isto não é para mim". Dois anos depois, agora ela está dançando com um grupo de amigas em plena maturidade, lindas, felizes com as descobertas de cada uma. "O que me encantou profundamente é a conexão com nossas almas", comenta. "É um trabalho de auto-reconhecimento e constatação de que tudo estava lá dentro, adormecido, apenas aguardando o tilintar mágico de um snuj para despertar para um mundo de ritmos e melodias apaixonantes". E Rose não deixa por menos. Convida: dancem, dancem muito!

"Isto não é para mim." Esse foi o primeiro pensamento ao ver uma apresentação de dança do ventre no Festival de Dança que acontece anualmente na minha cidade.
Percebo que o mesmo pensamento povoa a mente da maioria das mulheres de minha faixa etária.
Mergulhamos de cabeça nos afazeres domésticos, nos cuidados com filhos, na rotina do trabalho e, enquanto o tempo passa (e passa muito rápido), aos poucos vamos nos desconectando da nossa essência.
Quando uma amiga comentou sobre essa dança, não senti muita empolgação. Estava um pouco acima do peso e com a auto-estima um tanto baixa, porém a forma com que a professora abordava a dança me atraiu e, como sou muito curiosa, fui conferir.
Dois anos depois, cá estou, com um grupo de amigas em plena maturidade, lindas, dançando e felizes com as descobertas de cada uma.
O que me encantou profundamente - e o que vejo no grupo de amigas dançarinas - é a conexão com nossas almas. É redescobrir-se, resgatar a feminilidade dos movimentos, dos gestos. É um trabalho de auto-reconhecimento e constatação de que tudo estava lá dentro, adormecido, apenas aguardando o tilintar mágico de um snuj para despertar para um mundo de ritmos e melodias envolventes e apaixonantes.
A escolha de uma academia e uma professora que tenham essa proposta na dança é fundamental. Nem sempre se encontra com facilidade, mas que isso não seja motivo para desistência. Acredito que, quando estamos em sintonia correta, o universo responde. Um pouco de empenho e persistência ajudarão a encontrar as pessoas e os lugares ideais, comprometidos com a dança na sua essência sagrada.
Vibramos nessa sintonia e o universo nos enviou nossa linda professorinha, Sarah Sena, que, com doçura e respeito às limitações de cada uma, nos conduziu ao universo da dança do ventre. À ela, meu carinho e respeito eternos.

Percebemos que não é necessário um corpo escultural, que aquela barriguinha pode, sim, ser nossa aliada. Que o pneuzinho não tem a menor importância e nossas marcas contam a nossa história de geradoras de vida, que trazem novos seres à luz, os amamentam e os acalentam nas longas noites de vigília.
Cada aula é uma celebração à Deusa que habita em cada mulher. É um presente que damos a nós mesmas.
Cada reunião que fazemos acaba inevitavelmente em dança e alegria.


Desejo, sinceramente, que muitas outras mulheres em plena maturidade experimentem a dança, seja qual for a modalidade, mas dancem, dancem muito!
Dancem com sua essência, dancem com a sua alma e celebrem a beleza de ser o que são: Deusas - com toda a magia que a maturidade nos traz, com toda a sabedoria que a vida nos deu, com toda a graça e o poder de sermos mulheres.


Rose Busko
Fotógrafa, mãe de dois filhos, praticante de dança do ventre há dois anos
http://rosebusko.zip.net
bonassoli_1@hotmail.com
JOINVILLE/SC


Fotos: Arquivo pessoal

12 comentários:

  1. Oi Rose, parabéns! Tua história não é muito diferente da nossa, e prova que nossa alma não tem idade e nem limites para ser feliz.Beijos detodas nós do Grupo shuvanis.

    ResponderExcluir
  2. Puxa Rose... me emocionei!! Acho que vou me olhar com mais carinho e dançar muuuitooo!!
    Um beijo na sua alma !!

    ResponderExcluir
  3. Querida amiga, é uma sensação inexplicável ao ler a matéria, ainda mais com uma pessoa maravilhosa como tu.
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Que lindo ver mulheres de verdade que sobrevivem ao universo de superficialidades e silicones em profusão. Parabéns mulheres de verdade. Lindas, fortes e corajosas!!
    Jõao Arthur de Lima

    ResponderExcluir
  5. Você expressa tanta alegria, ao falar da dança, que dá vontade de sair dançando...
    Parabéns, pela superação, pela coragem e pela alegria de viver!

    Te amo!
    Neusa Busko Codato

    ResponderExcluir
  6. aiai... o que vou dizer?
    Você dançou no meu coração... de salto agulha!!!

    ResponderExcluir
  7. Que beleza de mensagem Rose!
    Existe no seu sorriso toda a confirmação de que a coragem de ousar e principalmente em fazer algo por si mesmo é sinônimo de bem estar.
    Parabéns pela coragem,beleza e felicidade.
    Bjos.

    Claudia Batiz

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Rose!!!
    Nós mulheres, como sempre!!! Buscando o novo, a ousadia, o crescimento, o amadurecimento e principalmente o reconhecimento e engrandecimento de nós mesmas.
    Bjs. Sal. SM@@@@@@@@@@@@@@@@CK!!!

    ResponderExcluir
  9. Rose,
    Parabéns pelo texto.
    Sublime a profundo...
    Beijos.
    Luciana

    ResponderExcluir
  10. Eu vi uma mulher dançando com sua alma!
    Não existe espetáculo mais sublime.
    É um momento tão mágico que penso que nesse instante o Criador sente falta de uma companheira...(que dance para ele)
    Lindas vocês!
    Pedro L. de Paiva - RJ.

    ResponderExcluir
  11. É a minha mãe. <3
    Dançava comigo quando eu era bebê. Só não lembro o que (ela não me conta)! Ainda hoje ela dança tango comigo na sala (na praia também).
    Manhê, beijo, te amo :D
    Mari

    ResponderExcluir
  12. Rose, Minha Amiguinha Girasol, Sinto-me Emocionada Com O Q Acabei D Ler.
    No Momento Não Encontro Palavras Q Possam Exprimir O Q Sinto Agora.
    "Um Anjo Chamado Alegria"... Vc!!!
    Parabéns!!!
    Com Certeza, Novas Descobertas Virão... o q t fará muito mais Alegre e Feliz!
    Obrigada Por Vc!
    Bjoo no coração.

    Sua Para Sempre Amiga Beija-Flor.

    ResponderExcluir