Do consultório direto pra dança

Como são mágicos os caminhos da vida de cada uma de nós!
A partir de seus próprios processos pessoais, a Dra. Suzete D'amico, Psicóloga Clínica, Psicanalista e Personal Coatching, aos poucos uniu a dança às técnicas de psicoterapia convencional e passou a trabalhar numa faixa especial. As pacientes adoram a fusão...
E tudo porque num dia em sua vida encontrou a dança do ventre e despertou completamente como mulher. Desabrochou!
E quis compartilhar este processo de cura e libertação, do consultório para a dança como canal para atingirmos a nossa total sensibilidade...


Sou psicanalista clínica, mãe de três filhos, divorciada, uma pessoa como muitas. Quando casada, minha visão foi aberta para a vida que eu tinha, escondidinha dentro da minha alma, que clamava pela liberdade de expressão, mas como??? Com três filhos e uma "obrigação" a ser cumprida.
Neste momento, despertei: por que obrigação? Algo estava errado!!! Onde deixei o prazer de viver a minha vida?
Procurei em filosofias e encontrei algumas que me preencheram, religiões que me direcionaram mais para dentro de mim. E, juntando conhecimentos, descobri que algo dentro de mim precisava ganhar vida, prazer de viver.
Foi então que em um restaurante árabe me encantei com a cultura, as dançarinas do ventre, e me apaixonei pela dança, e então viajei literalmente neste mundo no qual eu não tinha domínio algum. De descendência italiana, sem entender absolutamente nada por que aquilo me chamava tanta atenção, me fascinava tanto... O que havia no som e nos movimentos da dança, que me traziam alegria?
Pois bem, então começou a saga da Dra. Suzete!

Entrei em uma escola de dança do ventre, onde obtive informações valiosíssimas para meu espírito e me encontrei como mulher. Embora a sensualidade tenha sempre andado a meu lado, passei então a usá-la para minha própria satisfação, sem perder meu lado mãe e família, e, pasmem, minha vida mudou totalmente dentro da dança e da cultura que obtive com minha curiosidade... e como agradeço a isto!

A dança como apoio à terapia - Este caminho também foi muito importante dentro da minha profissão. Como técnica complementar, comecei a usar a dança para pacientes com problemas de transtornos e traumas psicológicos, claro que dentro de uma anamnése. Para quem tem dificuldades de se expressar no consultório e que não progride na análise, por exemplo, convido a uma aula de dança, saliento que é uma forma de trabalho em que não se precisa conversar, somente se expressar pela coreografia e a partir daí o processo funciona bem, pois a pessoa quer ajuda mas não consegue dizer como.
Em geral, a expressão corporal agrada bastante, a pessoa avalia e acaba adorando,
é um trabalho feito com muita descontração, portanto bem gostoso, os encontros são esperados por todos...
Algumas psicólogas amigas também fazem este tipo de trabalho, descobrimos em nós mesmas o resultado e aplicamos nos pacientes que se mostram favoráveis à técnica.
Amo muito tudo isto! Dentro destes estudos obtidos através de minha formação acadêmica, e vários outros cursos complementares, foi possível na dança o encontro com aquele ser oculto que existia dentro de mim, abafado pelas travas psicológicas, e até problemas intra-uterinos. Sendo assim, sentimos que podemos nos libertar destas emoções ouvindo nossa "voz interior". Dentro deste ritmo, deixando o corpo se expressar, sentindo nossos movimentos sem nos preocuparmos com o julgamento.
Foi assim que tive resultados fantásticos para meus pacientes, onde mulheres melhoraram sua auto-estima, resolveram suas vidas afetivas, profissionais e pessoais. No caso dos homens, encontraram sua sensibilidade sem deixar de lado sua essência masculina, portanto, valorizando seus relacionamentos. Jovens se encontrando com suas motivações e passando a acreditar nelas e, consecutivamente, investindo em si.
Portanto, hoje conheço um caminho de soluções quando nos propomos, e nos aceitamos como somos, e que podemos renovar a cada dia.
A dança é um canal para atingirmos a nossa total sensibilidade!

Dra. Suzete D'amico
Psicóloga Clínica e Psicanalista, Personal Coatching
Licenciatura e Bacharelado em Psicologia USP - Psicóloga
http://www.blogger.com/profile/00712975959867682900
drasuzettedamico@yahoo.com.br
SÃO PAULO/SP
Fotos: Arquivo pessoal

5 comentários:

  1. nossa.... lindo!!!! parabéns! vc é uma pessoa maravilhosa, rara hoje em dia

    ResponderExcluir
  2. Parabéns doutora!!!
    Um exemplo de desabrochar florescer e perfumar a vida!!!
    Fausto!!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o texto realmente a dança é uma expressão corporal que nos liberta e só traz maravilhas para o nosso corpo e vc é um exemplo disso!!!Linda,maravilhosa e muito iluminada fazendo um trabalho perfeito...
    Bjs e muita Luz...

    ResponderExcluir
  4. Adorei o texto e realmente a dança faz maravilhas em nosso corpo e mente!!!
    Parabéns por este trabalho tão lindo,vc é maravilhosa e iluminada .
    Bjs e muita Luz...

    ResponderExcluir
  5. OI Dra parabens pelo trabalho, pelo seu trabalho, a dança faz bem para o corpo e o espirito, e voce é uma pessoa maravilhosa, alegre, brilhante.Deus continue abençoando sua vida.Muita paz.Abraços

    ResponderExcluir