Cada idade tem sua paixão e magia



Elas são mulheres de mais de 50 anos, não são ciganas de sangue, mas movidas pela necessidade de exercícios físicos descobriram a dança cigana e se apaixonaram. O entusiasmo foi tal que, há seis anos, resolveram criar um grupo para apresentações, em Porto Alegre, onde moram.
Venceram os preconceito
s e assumiram a alma cigana e hoje dançam, felizes e coloridas, sob agenda cheia. No final do ano passado, tiveram apresentações quase que diárias e agora estão preparando um DVD/demo de olho em futuras apresentações em São Paulo. É isso aí! Saritah, Cigana Carmem, Zaira e Carmencita são o exemplo vivo de que sonho e atitude não têm idade.

Somos um grupo de dança cigana, com quatro integrantes, que teve início em 2003 em Porto Alegre. Surgiu do encontro entre almas e amor à dança. Inicialmente, fazíamos juntas aulas de dança árabe, unindo a necessidade de uma atividade física e a paixão pela dança. Com o passar do tempo, por influência das próprias professoras, que passaram também a dar aulas de dança cigana, veio a descoberta de um mundo novo, e então a paixão por esta dança que para nós é pura magia.
A palavra SHUVANIS em romani significa feiticeiras. Amamos e respeitamos a cultura e dança dos ciganos, povo que sofreu e ainda sofre vários tipos de preconceitos, e nem por isso perde a alegria de viver. São festivos e alegres, e suas roupas coloridas, seus adornos, nos encantaram.

Algumas pessoas, felizmente poucas, nos olham com um certo preconceito. Devem pensar que, por não termos corpo nem idade para sermos bailarinas, não podemos e nem devemos dançar. Mas nossa alma não tem idade, ela grita por liberdade, ela quer se expressar. Nossa coragem veio da própria aceitação da atuação artística do grupo, da maneira carinhosa como o público nos trata depois das apresentações. São o nosso incentivo a continuar. E, assim como os ciganos, superando preconceitos, dançamos sim, somos felizes assim...

Dançar é um momento mágico...
As dores do corpo e da alma desaparecem...
Os pés flutuam, saem do chão...
Nossos olhos não vêem mais nada...
A energia de quem nos olha bate cheio em nós, e nossa alma absorve e sorve, e devolve em dobro através de gestos que retribuem e distribuem o amor que recebe...
É tanta energia que se ficar pode explodir no peito...
E, ao final de cada apresentação, os olhares, os abraços e as palavras carinhosas, ficam gravados em nosso coração. É o nosso combustível. É o que nos diz: Vá em frente! Seja feliz!

Vem aí o DVD demo - O grupo no início já era bem solicitado para pequenos eventos, principalmente nos finais de ano, como festas de aniversário, casamentos, asilos e alguns clubes onde já somos bem conhecidas, e todo ano somos chamadas. No ano passado, talvez devido à divulgação com atualização constante em nosso Orkut, e pelo rol de amizades que vamos construindo ao longo das apresentações, o grupo passou a ser convidado com mais frequência.
Hoje, somos convidadas por outros grupos de dança de Porto Alegre, para juntos dividirmos palco, como Melissa Assumpção e Gina Vitola. No final do ano passado, tivemos apresentações quase que diárias, incluindo lançamento do CD Rumbas Gitanas, de Antônio Olivar, além de asilo e festa ritualística, cujos registros estão em nossos álbuns no Orkut.
Estamos preparando um DVD demo para divulgação e futuras apresentações em São Paulo.
Ensaiamos toda sexta-feira. Temos a preocupação de levar uma apresentação sempre com o mesmo padrão. Para a parte espontânea da dança, temos os nossos solos, onde cada uma pode expressar melhor o seu modo de sentir a dança.



Componentes do grupo

NEUZA QUINTEIRO: 58 anos, viúva, aposentada, dança há dez anos. Nome artístico: Saritah. É comunicativa, alegre, faz pesquisas para escolha de músicas, coreografias e roupas do grupo. Sua casa é sede de reuniões e ensaios.

CARMEM ROSCA: 51 anos, divorciada, aposentada, dança há dois anos. Nome artístico: Cigana Carmem. Reservada, alegre, está há menos tempo no grupo. Divulga o grupo através da internet.

DENELSI GARCIA: 52 anos, casada, dona de casa, dança há dez anos. Nome artístico: Zayra. A mais emotiva, alegre, confecciona a maior parte das roupas do grupo. Auxilia na criação coreográfica e controla nossa área financeira.

RITA LARANJEIRA: 55 anos, solteira, pensionista, dança há dez anos. Nome artístico: Carmencita. Alegre e comunicativa, faz contatos para shows entre seus inúmeros amigos. Trata também da área financeira e é oradora do grupo.


GRUPO DE DANÇA CIGANA SHUVANIS
gruposhuvanis@yahoo.com.br
Perfil no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=17666127422156732887
PORTO ALEGRE/RS

Fotos: Arquivo do grupo

23 comentários:

  1. Meninas, (sim, pois somente quem já teve a oportunidade de vê-las no palco sabe do que estou falando)vocês são realmente um encanto, e dividir o palco com vocês têm sido um prazer e uma alegria...
    Mil Beijos
    Melissa Assumpção

    ResponderExcluir
  2. O mais emocionante é ver a transformação que a dança provoca em cada uma. São como borboletas saindo de seus casulos e mostrando ao voar toda sua cor e beleza. Voem cada vez mais alto, meninas!
    Beijão, Karine Neves.

    ResponderExcluir
  3. Minhas Ciganas favoritas, nossa a energia dessas meninas contagia demais, já tive o prazer de dançar com elas e é inesplicável, o acolhimento, o companherismo e a alegria dessa turma, meninas desejo a vocês muita luz pra esse caminho que não terá fim......Beijos
    Elisandra Souza

    ResponderExcluir
  4. É empolgante ver a dedicação e o amor com que essas moças tratam a dança cigana. Dançam sempre sorrindo e sempre contagiam o público com sua enorme simpatia. A dança cigana precisa de pessoas como elas, que amam o que fazem, respeitam as tradições e estão sempre dispostas a levar a todos a linda cultura de um povo tão rotulado e mal entendido. Parabéns para todas. Sou fã do trabalho de vocês. Bjs. Fernando Espinosa.

    ResponderExcluir
  5. Vocês são liiiindas!!!
    É isso, quem dança sabe o que é sentir essa energia que nos inunda a alma! Ainda quero ver vocês se apresentando!! Vou aplaudir muuito, com toda a minha alma!
    Um beijo cheio de carinho e respeito.
    Rose Busko

    ResponderExcluir
  6. PARABÉNS AMIGAS, PELO TRABALHO LINDO, QUE VCS ESTÃO DESENVOLVENDO!
    EU,LUNA, COMO UMA REPRESENTANTE DA IADESCC NO RS, DEIXO AQUI OS PARABÉNS PRA TODAS VCS!!!
    LUNA GITANA DE SARA KALI.

    ResponderExcluir
  7. DANY
    PARABÉNS POR ESSE BELO ESPETÁCULO,ADORO DANÇA,ROUPAS,ADORO A ALEGRIA D VCS ESTAMPADA Q SÃO OU USO O ESTILO CIANO,~´E MUITO LINDO TD EM VCS NÃO IMPORTA IDADE,BELEZA,TUDO SE RESUME NO CARINHO DO TRABALHO D VCS,MUITA SORTE ALEGRIAS A TDS,E ADORO VC CARMEM,LINDA,MARAVILHOSA!!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi
    Parabéns por esta matéria,pois conheço de longa data estas meninas,acompanhei o nascimento deste grupo,hoje tão forte. Alem da amisade que rola entre as integrantes ser forte e leal a o inegavel talento,não só na dança mas na comunicação e troca de energia,acompanho de longe a tragetória deste grupo,adoro e torco para se expandir cada vez mais,porque o ser humano precisa de alegria,bjinho gurias

    ResponderExcluir
  9. Parabéns ao grupo, tive o prazer de conhecê-las, primeiro pelo orkut e depois no curso da Melissa.A dança não tem idade, cor, religião. "A DANÇA É UNIVERSAL , ONDE OS MOVIMENTOS FALAM POR SI SÓ."
    Bjos a todas
    Regina.

    ResponderExcluir
  10. sendo irmão da cigana carmem, posso testemunhar o entusiasmo e dedicação dela por esta atividade... a dança em sí, independente de estilo cultural, é algo renovador. Revitaliza e rejuvenesce não só o corpo, mas principalmente a alma. Siga em frente minha irmã e demais ciganas de coração, dancem e compartilhem esta energia com todas as pessoas que as assistirem, afinal de contas, por mais breve que seja o momento, dançar é sempre flertar com a vida.
    Beijos do mano Julio.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns a todas voces são lindas!!!!!!!
    Estou apaixonada ou melhor estamos (eu e minhas filhas) pelo grupo é uma pena estarmos longe pois tenha certeza estariamos no Grupo com muito orgulho. Amamos quando formos lançar o CD da banda das minhas filhas emPorto Algre, quero telas no palco. Beijos e muito SUCESSSSSSSO para todas. Quando marcar alguma coisa em Salvador por favor me avise.

    ResponderExcluir
  12. PARABENS GURIAS....
    A CADA DIA Q PASSA VCS MRMA MAIS NO MEU CORAÇAO...
    O CARINHO DE TODAS VCS ,O SORRISO,O OLHAR....
    TUDO ISSO ME ENCANTA AO VÊ-LAS DANÇANDO.
    UM BEIJO , DENISE

    ResponderExcluir
  13. Nós que amamos a dança cigana, sentimos orgulho quando um grupo divulga,e preserva e cultura cigana.Que tenham todo o sucesso que mereçam e voem cada vez mais alto!!!!!!!!!!!Optchá!!!!!!!!!!
    cigana Rubia,GRUPO GAWASY DE DANÇA CIGANA.

    ResponderExcluir
  14. Iracema-Sacerdotisa cigana8 de abril de 2009 às 19:52

    Minhas amigas maravilhosas! O grupo dançando junto é só harmonia e beleza! E cada uma dançando solo, tem o seu encanto particular.
    O que mais me encanta,e´ver o respeito que tem por uma cultura que não é delas mas que fazem tudo para honra-la da melhor forma possivel,sempre preocupadas em não fazer nada errado,como por exemplo,mostrar as pernas ao dançar,pois sabem que este e´um principio básico que rege cada cigana. Sucesso,muito sucesso! Optchá!!!

    ResponderExcluir
  15. guriassss parabens pelo brilho de vcs! amo muito! super beijo da fanzona Egnes Gawasy!

    ResponderExcluir
  16. "Queremos parabenizar todas do grupo shuvanis,
    e dizer que cada uma de vcs tem o seu brilho próprio,que juntas formam um grupo muito lindo.E com certeza vão ir muito longe ainda,torço muito pelo grupo.
    Somos fãs de vocês..."
    PARABÉNS!

    Débora e Daniel.

    ResponderExcluir
  17. eu adorei na cigana carmem
    parabens pelo seu brilho Rayssa

    ResponderExcluir
  18. É louvavel a iniciativa que estas ciganas de alma tiveram.Com respeito e dignidade estão mostrando para quem não conhece a cultura cigana que tem seus encantamenos.É sólida respeitável,tanto para as ciganas como para os ciganos há imposição de respeito em suas danças.é sensual?sim!É alegre?Sim!porém sem vulgaridade.O cigano mostra que apesar das atrocidades que passaram no passado,também muitos que ainda perduram vivendo como nômades, sob a luz do sol, do vento e das estrelas(somos amantes da natureza),sem ter onde fazer uma higiene normal,em epocas de chuvas e frio muitos não possuem agasalhos sicientes.Esses sim ainda são mal vistos,sofrem preconceito(mas mesmo os sendentários quando algum "amigo" toma conhecimento de que é de descendência cigana passam por situações inadequadas até constrangedoras(aconteceu comigo) mas, há que se erguer a cabeça e seguir em frente.
    Todo ser humano tem defeitos e qualidades.A deslealdade está em todas as raçãs.Mas o fato do nomandismo cigano, todos os maus procedimentos que surgiam nos lugares em que passavam eram atribuídos a eles.Não resta dúvida que as vezes faziam trapaças, porque necessitavam de alimetos ,e o que se conseguia era e ainda é distribuídos entre eles,porque é um povo solidário.Cigano se nasce,como se nasce judeu,se nasce americano,etcs.Contudo ,os ciganos estão aí, e se todos assumirem sua etnia, vamos ver que até muitos preconceituosos são de origem cigana. Bem , o que quero dizer é que esse povo das estrelas, são pessoas dóceis , são felizes ,demonstrando através de suas músicas e danças a alegria de viver agradecendo a Deus ,Jesus Cristo e Santa Sara a graça de ter uma vida.

    ResponderExcluir
  19. Oi, gitanas sempre gurias. também amo a dança cigana. Fui aluna da Melissa por muito tempo, agora estou fazendo licenciatura na Ulbra, mas gostaria de me comunicar com vocês.Podem me ligar para 34.66.45.04 ou 34.66.57.39 ou 99.73.50.08. Saudações da Rosiclea. Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Estas meninas são a expressão mais verdadeira da frase 'Viver a vida', elas são simplesmente maravilhosas, um exemplo de vida,as quais são meu estimulo de luta. Já tive várias oportunidades de estar com elas pessoalmente, são de extrema simpatia e humildade. Que este DVD seja um exemplo e estímulo de vida para muitas de nós que pela idade achamos que devemos ficar em casa fazendo trico e croche, que são coisas de''velhas''. Vivam! Um beijos a voces todas.

    ResponderExcluir
  21. CONHEÇO ESTAS MENINAS,
    DEUSAS DA DANÇA,DESDE QUE INICIARAM
    A DANÇA CIGANA.
    AMADAS, SOU FÃ Nº 01(UM) DE VOCES.
    QUE CONTINUEM RECEBENDO E DISTRIBUINDO
    ESTA ENERGIA MARAVILHOSA!
    PARABÉNS! PARABÉNS! PARABÉNS!
    AMO VOCES MEUS AMORES!
    BEIJOS DA LUZ DO MEU AMOR EM SEUS
    LINDOS CORAÇÕES!
    DA AMIGA PERLA KRALLISA CIGANA

    ResponderExcluir
  22. Parabéns pelo aniversário. Estarei lá com certeza. Adorei o show de vocês em Canoas. Beijos da Rosiclea do Grupo Sol Nascente.

    ResponderExcluir
  23. Olá muheres lindas e talentosas!
    Só quem já viu vocês no palca sabe do que estou falando.
    Do quanto a sua dança, a sua arte nos encanta, nos cativa e nos emociona.
    Um grande abraço, e um beijo no coração de cada um de vocês!

    ResponderExcluir