Olá, gente.


Estar no planeta é ter um corpo. Se você pensar bem, nossos únicos e definitivos pertences neste mundo são nossos corpos. Eles geram nossas conexões mais íntimas com a Terra. Nossos lares absolutos...
Mas o corpo é também, em essência, o desejo da alma em se manifestar. Nossos cabelos, peles, ossos, olhares, tudo é expressão de nossos outros andares existenciais mais sutis. O corpo, assim, é a manifestação plena do outro mundo, é o eixo sensorial divino pulsando em nós.
A dança, como toda arte, é dom do espírito e faz essa fusão visceral entre consciência, corpo e alma. E aqui, no ABSOLUTA/dança, terceiro blog de nossa Série Temática, você vai poder perceber através de mais de 40 depoimentos de colaboradoras a força transformadora da dança.
Muitas mulheres que aqui escrevem foram estimuladas pela família e encontraram o caminho da dança precocemente, ainda na infância. Outras, nem tão raras, não estavam nem aí e um dia na vida se deparam, de repente, com alguma apresentação de uma dançarina... e seus alicerces vêm abaixo! Procuram uma escola de dança e redescobrem-se avassaladoramente enquanto fêmeas. Acordam do sono da matrix de suas personagens domésticas e encolhidas, e chamam seus ins
tintos selvagens, sua gana de alma.
Não é por menos que, em Sânscrito Tanha, dança significa "alegria da vida". Quem dança, sabe! Sabe bailando, suando em estado de graça, sentindo o peso dos ossos e a dor nos pés, mas ganhando asas e tocando no divino...


Para que você possa ganhar intimidade com este novo blog temático, segu
em algumas dicas. O espectro editorial começa com a seção Sensibilização, onde nossas focalizadoras apontam as facetas primordiais e antropológicas do movimento, da corporeidade e da dança em si. Você vai perceber já desde a primeira seção um olhar especial para a dança do ventre, essa vertente tão feminina e tão conectada à nossa ancestralidade profunda.
Em seguida, a editoria Abordagens alarga o foco e traz conteúdo de várias matizes, como tango, danças circulares, mandálicas, ritualísticas, tribais, de contato e improvisação, etc.
A seção seguinte de Vivências traz a voz e a força de cada uma, em depoimentos pessoais, desde jovens bailarinas e seus sonhos até contundentes alertas de experientes professoras gerados por suas vivências na área.
Inclua também uma boa na
vegada pelos oferecimentos de Produtos e Serviços no espaço de nossos parceiros e uma conferida no Alô do Editor para pegar o tom desta publicação e dicas de navegação.

Agradecemos o carinho, a disponibilidade e a paixão de todas as mulheres que construíram este espaço temático com a gente.
Pela linda imagem que ilustra o cabeçalho do ABSOLUTA/dança, fica também um agradecimento especial à Shakty Shala (Gleice Lemos Frioli), dançarina e professora de dança, clicada por Marcia Menocci.


Tá tudo aí, então.
Navegue, divirta-se, comente, compartilhe.
E volte, pois estaremos agregando permanentemente novos conteúdos e colaborações. Amanhã, o blog já é outro... :)


RICARDO MARTINS
Coordenação

Fotos: Kilma Farias, clicada por Altair Castro (topo); Shakty Shala (Gleice Lemos Frioli), em foto de Marcia Menocci (embaixo)




Deus é um criador como um dançarino: a dança e o dançarino são um. Se o dançarino pára, a dança pára.
OSHO






Um comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa! Textos inteligente e parcerias especiais, hein? Obrigada! Nós, bailarinas, agradecemos!
    Flavinha Piazzi - Tatuí

    ResponderExcluir