O parto de uma marca própria

Fascinada por Dança Ritualística, a instrutora e coreógrafa Shanasis Raquel cedo na vida mergulhou em Dança Cigana, depois em Medieval Celta e Dança do Ventre por sugestão de sua instrutora, em função da sua facilidade de "quebradas". Dessa mistura, em fusão também com sua formação como terapeuta holística, criou uma técnica própria. Confira suas vivências.

Iniciei na Dança de uma forma nada casual, pois meu fascínio começou nas sessões de umbanda mística que minha família freqüentava desde 1992, onde vi o povo cigano dançando alegremente nas festas em homenagens a Santa Sarah de Kalí. A cada encontro, me sentia mais fascinada pela dança, comecei a ver então que ela era o meu forte!
Tudo se confirmou quando vi que meu fascínio era a Dança Ritualística em geral, já que amava ver a dança dos Orixás e dos Xamãs do círculo xamânico que se encontravam lá. Isso me levou a procurar a dança cigana e, logo, com indicação da minha instrutora que disse que eu tinha facilidade de "quebradas", ingressei na dança do ventre. No Halloween de 2001, onde fui para levar meu grupo pagão (Ordem Pax Paganus) e fazer uma apresentação solo de dança cigana, conheci a dança Medieval Celta das sacerdotisas guerreiras, de um grupo Celta que se apresentou depois de mim.
Comecei, então, a introduzir na dança cigana um ar mais Celta e, em 2005, depois de participar de grupos de ensaio de danças ritualísticas (na época Cigana, Xamânica, do Ventre e Celta), já me sentia pronta e resolvi buscar minha formação como instrutora e coreógrafa. Como Terapeuta Holística e Pagã, eu poderia trabalhar com a dança de forma terapêutica e ritualística e, assim, comecei a fazer meus próprios passos e coreografias.
Em 2007, iniciei a primeira turma GRUPO BY SHANASIS que continha a Fusão da dança destas tribos que tanto me fascinava - Ciganos, Xamãs e Celtas. O nome dessa dança passou a ser Acadiandance e surgiu somente em 2008, quando a primeira turma já estava em formada. Pensei muito antes de dar um nome e ele surgiu inspirado nas TRIBOS ACADIANAS. A elas pertencem os MESTIÇOS (Povo Acadiano) que são, nada mais e nada menos, que a mistura dos Índios com os Ciganos iniciada mais de 5.000 anos atrás e teve seu pico na Idade Média - sendo, nesta época, uma das tribos que mais exaltava o paganismo Celta.

A Acadiandance é um estilo que desenvolvi com o intuito de unir as mais cobiçadas danças ritualísticas, como: Dança cigana (Espanhola com fusão de Gipsy flamenco), Dança do Ventre (no estilo das Ciganas Egípcias e das Sacerdotisas Celtas), Dança Indiana (Estilo Cigano de Raiz), Tribal Sioux (Xamânica), Dança Celta, etc. Inclui também mais algumas técnicas auxiliares que eu trouxe da área terapêutica como Biodança, Expressão Corporal e Bioenergética, para um trabalho que integra não só o físico mas também o mental e o energético, através dos Chakras e dos pontos de reflexo do corpo.

Foi dessa união que nasceu esta modalidade de dança, trabalhando com a Arte das Sacerdotisas e das Guerreiras naturais das tribos Celtas, Sioux e Ciganas. Assim como os povos destas três tribos, nós dançamos com a alma, o coração e com os movimentos naturais do corpo. Além das coreografias tribais com os movimentos peculiares das sacerdotisas medievais ciganas (egípcias e indianas) e das guerreiras Sioux e Celtas unificados com os e dos elementos da natureza, usamos também a formação de mudras, emissão de mantras e linguagem corporal bioenergética.
Não podemos dizer que existe uma formação técnica de Acadiandance, já que esta dança surgiu de um experimento meu, que hoje é uma das minhas principais técnicas.
Esta Dança atua como ferramenta para a libertação do fluir energético da verdadeira essência de cada dançarina promovendo uma melhor qualidade de vida, bem-estar, auto-estima, equilíbrio energético e auto-conhecimento.



NOTA
NAS FOTOS, ASSESSÓRIOS QUE UTIZAMOS:

- TIARA USADA DURANTE AS APRESENTAÇÕES PARA MANTER O CABELO FORA DOS OLHOS
- TORNOZELEIRA
- LUVA METALIZADA (topo)
- MAQUIAGEM ESTILO TRIBAL QUE USAMOS NAS MÃOS, PÉS, COSTAS BRAÇOS, PERNAS, VENTRE E PEITORAL (COM MAIOR ÊNFASE NAS MÃOS)
- SOUTIEN SEMELHANTE AO DE DANÇA DO VENTRE, PORÉM COBRIMOS O UMBIGO E, NA MAIOR PARTE DAS VEZES, TAMBÉM COBRIMOS TODA PARTE DO ABDOMEM COM UMA ESPÉCIE DE BATA METALIZADA FEITA COM REDE DE CROCHÊ OU METAL PARA FANTASIAS E MOEDAS PARA ADORNA
- LENÇO QUE UTILIZAMOS SOBRE A SAIA E NO PEITORAL




Shanasis Raquel
Terapeuta Holística, Grã-Sacerdotisa da Ordem PAX PAGANUS, Diretora da TRIBO HOLUSAGE - Paganismo, Danças e Terapias
http://www.holusage.com/
http://www.triboholusage.blogspot.com/
holusage@gmail.com
PORTO ALEGRE/RS

Fotos: Arquivo pessoal


7 comentários:

  1. Essa mulher, é uma pessoa maravilhosa e guerreira, fico honrada em poder chama-la de amiga, parabéns Raquel, continue sempre, nos enchendo de orgulho da tua pessoa, bjos

    ResponderExcluir
  2. Esta é uma multi-mulher,antes de qualquer coisa é mãe,mulher,amiga,instrutora.
    Batalhadora sempre correu em busca de seus sonhos e projetos.Sempre conquistou seus objetivos através de muito esforço.Fico muito feliz que todos os seus esforços,estejam sendo recompensados.

    Parabéns Raquel aproveite a colheita de seus sonhos plantados a muito tempo.
    bjnhs

    ResponderExcluir
  3. Bom para falar da Raquel não é muito facil, porque ela realmente é uma pessoa muito especial, que nos toca profundamente, tenho imenso prazer de poder dizer que sou sua aluna e sua amiga. Bjs no Coração Andreia

    ResponderExcluir
  4. Não a conheço pessoalmente,mas gosto muito
    de como ela é, tenho muita vontade de conhecer o seu trabalho. Espero em breve.
    Seja muito feliz em sua caminhada, muita luz. Bjos.

    ResponderExcluir
  5. Tive a oportunidade de aprender muito com a Raquel, e a admiro muito pela sua força e capacidade de ser a grande mulher que é.
    Querida Deusa...parabéns pelo seu trabalho.
    Abraço..

    ResponderExcluir
  6. GENTE...MUITO GRATA PELO CARINHO...VCS NÃO IMAGINAM O QUANTO ISSO ME LEVA A IR MAIS LONGE PARA QUE EU POSSA APRESENTAR TRABALHOS CADA VEZ MELHORES PRA VCS...
    Um grande beijo;

    *Shanasis Raquel

    ResponderExcluir
  7. Conhecendo o trabalho desta sacerdotisa como eu conheço, só tenho a dizer coisas boas. Através do estudo e dedicação, ela vai fazendo seu caminho com amor e muita vontade de encontrar respostas para ela e para poder ajudar a todos. Seriedade em tudo oque faz é uma das suas tantas qualidades. Parabéns Bruxa, pela sua caminhada. Que os deuses sempre te abençoem. Bjs. " Nara Ambrosini"

    ResponderExcluir