A gana da cigana...




















Muito movimento, cores, trejeitos... Firmeza e, ao mesmo tempo, leveza.... Essa cigana dança com gana de alma e se encontra com seus deuses. Perla é uma das iniciadoras da Dança Cigana em Porto Alegre. Estimulada desde pequena pelo pai - acordeonista de origem cigana -, começou a bailar em público em 1989, hoje é professora e apresenta-se no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, usando técnicas de outras vertentes que aprendeu, como Flamenco, Dança do Ventre, Tango, Salsa, Merengue, Dança Gaúcha, Jazz... Aqui, ela nos conta o que a dança faz em sua alma e compartilha com a gente poemas que tem feito vida afora.

Danço, não apenas por dançar, mas porque a dança faz parte de mim, do meu sangue, do meu DNA, danço por amar. A dança para mim é magia da alma.
É salutar. É envolvente, é encantamento. Quando danço, fico leve como pluma, me sinto no ar, e meus pés não sinto tocarem o chão.
Tudo em volta se transforma em energia, tomando conta de todo meu ser e, nesse momento, me encontro com Deus. Sou luz! Sou Grande! Sou eterna! Danço com gana da alma, viajo num universo único e meu, além do tempo, onde correm rios caudalosos, acendendo-se mil luzes brilhantes, rodopio como o sibilar dos ventos dos quatro quadrantes. Quando danço, os compassos da música se misturam aos do meu coração. Tenho sonhos que se tornam reais e vôo pelo espaço de outros mundos, escrevendo com seus movimentos mensagens de amor, de alegria e conquista. Dançar para mim é fazer preces ao amor e à vida. Eu danço para o deleite de minha alma, recolhendo a energia da alegria e a distribuindo através de seus movimentos. É a comunicação com minha Deusa interior. Com a dança, exercito corpo e mente, unindo o real e o imaginário, causando ao meu interior a inexplicável alegria que vai além do prazer, a gostosa sensação da volúpia do amor que, ao dançar, satisfaz todo meu ser.


Dança do Amor
Quando danço
Sou Rainha
Sou princesa
Sou Deusa
Sou realeza.

Quando danço
Danço por amar
Rodopio no ar
Para me encontrar
Com a Deusa do amor
E com ela reinar

Quando danço
Não danço só por gostar
Danço por amar
E para através da dança
Fazer o amor desabrochar.

Quando danço
Danço por amar
Danço para o mundo alegrar
E o teu amor conquistar.

Dança bailarina
Dança com a alma
Para a luz do amor plantar
E a dança do amor fazer brotar.


Dança da sedução
Ponho-me a dançar
Sinto-me no ar
Com a leveza da pluma
Sou um todo a voar
No imenso universo
Ou em qualquer lugar
Eternamente vou te amar.

Vou dançar ao luar
Com alma e coração
Vou fazer da dança
Compassos de amor
E misturar ao meu
E ao teu coração.

Vou dançar uma canção
Escrever poesias de amor
E com seus movimentos
Revelar minha paixão.


Rodopiarei com magia
Na energia da natureza
Na volúpia da emoção
Ofertando-te com maestria
Toda alegria do meu coração
Dançarei para ti com ternura
A dança da sedução.

Dança cigana
Quando a dança cigana inicia
Há um arroubo geral
Quando surge a cigana
Num arrebatamento sem igual
Com vestes coloridas
É uma jóia convencional
Dançando a dança cigana
Com magia incondicional.

Danço a dança cigana
Como no acampamento
Com alegria no rosto
Danço a todo o momento
Movendo corpo e saia
Os negros cabelos
Balançando ao vento
Danço sem cansar
Exalando contentamento.

Como é próprio da cigana
Que dança a sua dança

Com alegria altaneira
Com o rosto esfogueado
Ao redor da fogueira
Canto e bato palmas
Danço esfuziante e faceira
Para encantar o meu cigano
Como uma feiticeira.



Perla Cigana
Bailarina e Professora de Dança Cigana
perlaborba@hotmail.com
PORTO ALEGRE/RS


Fotos: Arquivo pessoal

12 comentários:

  1. Oi, Perla!
    Tbém faço dança cigana aqui em Criciúma -sc-
    é maravilhoso....Parabéns!!
    Cris

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Perla!!
    Tenho a honra de ter tua amizade e ser tua afilhada do coração!
    Parabéns por tudo que representas dentro da cultura cigana,com verdade e amor!
    Te amo!
    Luna Gitana de Sara Kali

    ResponderExcluir
  3. EU AMO ESSA RAINHA COM GANA DE AMOR!!!!
    MA-RA-VI-LHO-SA!
    Maria Hernandez

    ResponderExcluir
  4. EU ESTOU ENCANTANDA E MUITO EMOCIONADA!!!
    AMIGA PERLA ÉS LINDA POR DENTRO E POR FORA!!!
    TUDO QUE VEM DE VOCE É PERFEITO ,SUA POESIAS,SEU SANGUE GITANO ETC...
    PARABÉNS!! POIS VC É MERECEDORA ,ÉS UMA RAINHA DA BELEZA E DA DANÇA!!!
    BEIJOS DE LUZ DO MEU AMOR NA SUA LINDA ALMA
    E NO SEU LINDO E RARO CORAÇÃO!!!
    DEUS E SANTA SARA TE ILUMINE SEMPRE!!!
    MARCIA

    ResponderExcluir
  5. MINHA IRMÃ ..TE AMO!!! VOCÊ CONSEGUE TRANSMITIR ATRAVÉS DA DANÇA TUDO DE BOM QUE EXISTE DENTRO DE VOCÊ, VOCÊ É UM ANJO QUE NOSSO CRIADOR COLOCOU ENTRE NÓS. BJKAS NO SEU CORAÇÃO

    ResponderExcluir
  6. Iracema,Sacerdotisa cigana!10 de abril de 2009 às 08:23

    Minha amiga maravilhosa de sempre! V
    Perla e´ùnica em seu estilo,a graça e a suavidade de seus movimentos,encanta minha alma e meu coração! Continue dançando e levando a beleza,a magia da dança cigana com toda tua alegria,juntamente com teu Flho Carlos Alexandre!

    ResponderExcluir
  7. Mais que mãe, Rainha, Dançarina,Professora, mulher, corajosa, ela é simplesmente o ser mais generoso e sensível que conheço,desde o começo desse texto, desde o começo da dança, que ela ama, estive sempre por perto, mesmo longe sempre presente e, fico extremamente feliz e orgulhosa por todas as tuas vitórias,parabéns, tu merece, tu planta, tu cultiva, tu é tudo pra gente!
    Muita prosperidade, amor, luz , magia e dança sempre e sempre! Beijo!Tua Si

    ResponderExcluir
  8. LINDA!!QUERIDA AMIGA PERLA CIGANA!!!
    AGRADEÇO A DEUS E SANTA SARA EM TER VOCÊ COMO MINHA AMIGA E TER ASSISTIDO TEU SHOW DE DANÇA CIGANA,VC DANÇA COM A ALMA E COM O ESPIRITO GITANO. SOU TUA ADMIRADORA NUMERO UM.
    QUANDO VEJO-A BAILAR.
    VOCÊ TRANSMITE-ME UMA FORTE ENERGIA DE LUZ POSITIVAS.
    QUERIDA AMIGA
    NO MEU TRABALHO VC TEM MUITAS ADMIRADORAS. CONHECENDO-LHE SOMENTE PELAS FOTOS.
    SEMPRE ESTAMOS COMENTANDO TUAS FOTOS, LINDA. O PESSOAL TE ADORA, AQUI EM PELOTAS.
    PARABÉNS!! MINHA AMADA E QUERIDA AMIGA!!!
    QUE SANTA SARA TE ILUMINE CADA VEZ MAIS MEU ANJO!

    ResponderExcluir
  9. Perla, é uma artista completa. Interpreta através da dança. É uma poetisa, que consegue transparecer os sentimentos através de sua arte.
    Quem a conhece sabe que ela transpira emoção e sensibilidade.
    Posso afirmar que é uma bruxa, pois sabe ler a alma através de um simples olhar.

    ResponderExcluir
  10. Linda!!! A arte de dançar é um encontro com os Deuses! Quando crescer quero ser igual a você!!
    Bjos de Luz!
    Karla

    ResponderExcluir
  11. parabens para todos que dança na magia cigana o mundo teria que ser sempre assim em festa ariba para todos.

    ResponderExcluir
  12. Gostaria muito de te ver dançar, que lindas fotos!

    ResponderExcluir