Sonhos e vôos de uma jovem bailarina

Nathália Lisiê, jovem bailarina de clássico, jazz e contemporâneo, mergulhou precocemente em sua paixão, aos oito anos de idade. Hoje é integrante do Corpo-de-baile de Valinhos/SP e segue com entusiasmo e convicção.
Ela compartilha conosco alguns de seus escritos, registros de insights e vivências que movem os sonhos de uma vibrante bailarina.


Comecei bem cedo na dança.
Iniciei-me no ballet clássico em 2000, com oito anos de idade. Em 2003, comecei a fazer aulas de jazz e a participar de competições de dança.
A partir daí, fui participando também de vários workshops de ballet clássico, jazz e contemporâneo.
Em 2003 e 2004, fiz curso de ballet clássico com métodos cubanos, onde fui examinada pela bailarina e assessora nacional da Escola Nacional do Ballet de Cuba, Ramona de Saá Bello. Participei de quatro ballets de repertório. Em 2004, fiz uma audição e entrei para o Pré-corpo-de-baile de minha cidade, onde permaneci até 2005.
Depois disso, fiz audição novamente e entrei para o Corpo-de-baile da cidade - onde permaneço até hoje - e comecei a fazer aulas de contemporâneo. Recentemente, fiz um workshop e apresentação de musical com os diretores de movimento e musical, Alan Rezende e Mona Vilardo, respectivamente. E sigo por aí...
Conto tudo isso para que vocês compreendam minha paixão e o que me leva a registrá-la em algumas reflexões, como as que se seguem:

Livre para tudo
A dança me faz viajar, sair daqui. Na dança, entro em um mundo de fantasias e não saio mais, ou melhor, não quero sair mais. A dança me faz esquecer de tudo e lembro-me apenas de princesas, ciganas, bailarinas. Subo no palco e me faço um cisne ou ganho um quebra-nozes que ganha vida. Na dança, tudo acontece, até rato rei existe... Na dança, me sinto como um pássaro azul, livre para tudo, para ser um alguém, viajar... ser feliz. A dança já faz parte de mim e ninguém consegue tirar minha vontade e meu sonho de um dia ser uma grande bailarina. Podem até pensar que é exagero mas, quando danço, sinto uma alegria imensa, onde saio do mundo da realidade e vivo apenas momentos felizes!!!

Sermos bailarinas
Para ser uma bailarina, é preciso garra, sonhos, amor pela dança e sentimentos, afinal de que adianta uma pessoa dançar por dançar?
Quem dança meramente por dançar, não sabe e nem sente o que é viver um mundo mágico e lindo, onde TUDO pode SEMPRE acontecer. Seja esse "tudo" bonito ou não, é um sentimento que essa pessoa não sentirá e acabará que, se todos fôssemos assim, a dança não teria sentido, pois não passaríamos sentimento algum ao público e o mais importante: não dançaríamos para nós mesmos. Com isso, estaríamos perdendo cada momento do mundo que é feito apenas de sonhos, fantasias e sentimentos. Enfim, não seríamos BAILARINAS.

Dançar é...
Sonhar, criar e viver.
Loucura? Prazer!
Ensaiar, dançar, comemorar.
Meros momentos? Momentos intensos!
Cair, frustrar-se, levantar e continuar.
Fraqueza? Persistência!

Um sonho nos leva a criar coisas cada vez mais belas e mágicas, que nos dão cada vez mais prazer em viver.
A cada ensaio, o dançar se torna mais leve, gracioso e maravilhoso, nos levando às mais maravilhosas comemorações, por termos conseguido realizar algo com perfeição depois de termos batalhado cada dia mais por isso.
E, finalmente... Magoar-nos por termos caído e falhado; porém, sempre levantando-nos novamente para que assim possamos ter o prazer de viver com perfeição e intensamente O MUNDO MÁGICO DA DANÇA.


Nathália Lisiê
Bailarina de clássico, jazz e contemporâneo
nat_loveballet@hotmail.com
VALINHOS/SP


Fotos: Arquivo pessoal

17 comentários:

  1. Lisiêê!!
    Perfeiita!!
    Continue assim e tenho certeza que um dia,será uma grande bailarina.
    Bjuus

    ResponderExcluir
  2. Obrigada e agradeço pela força! xD

    B-jokssss!!!!

    ResponderExcluir
  3. Olha soh essa Nath!! Tbm neh..adivinha com qm aprendeu?? (comigo q num foi...) xD

    Mais eh issu ae.. continue assim q vc vai longe, pq potencial pra vc eh oq num falta ;D

    Qm sabe eu num ganhe um ingresso de graça pra camarote um dia? eu posso paga seu refrigerante depois, oq acha? hsuahsuahs

    Bjaum Nath! Amo-te best!!!

    'Rodrigo

    ResponderExcluir
  4. hehe Brigadaaa Roooo!!!! ^^

    Lógico...convite aceito e pode deixar q se Deus quiser vc vai ter seu convite de camarote um dia!!!! >.<

    B-jokssss best³³³!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Vc é muito querida,adoro ver vc dançar,acompanho dede que era pequenina,parabens pela dedicação e por este mode seu de ser esta menina,meiga amiga dedicada a dança.
    Parabens a sua mamãe que te criou com muito carinho..bjão da Elvira Roda.

    ResponderExcluir
  6. Nossa, Elvira! Adorei o que escreveu!!! Brigadão mesmo!!!! ^^

    B-joksss!!!!! ;~)

    ResponderExcluir
  7. Ahhhhhhh nem preciso falar que tenho um orgulho enorme da minha amiga, né? =) Te adoro muito!
    bjoo Lidi

    ResponderExcluir
  8. Brigada Lidiiii!!! Td te adoro muito! ^^

    B-jokssss!!!! xD

    ResponderExcluir
  9. Ola,me chamo Sarah Julia,tenho 9 anos.E pretendo seguir seus passos...Pois como vc eu amo a danca.Iniciei aos 4 aninhos e atualmente atraves de muito esforco e dedicacao estou no pre-liminar 2 da Escola Muniucipal de Danca Anna Pavlova aqui no meu estado no Rio de Janeiro.Durante dois anos consegutivos sou a primeira tive a melhor nota da minha classe.Com isso ganhei uma bolsa integral em um Studio de danca.Durante 1 ano.Aonde aprendi tbem a amar a o Jazz.Fico por aqui,sempre junto com voce no nosso mundo magico da Danca.Bjinhus...Sarinha=)

    ResponderExcluir
  10. Oie Sarah! Td bem? Nossa.... q gostoso!!!! Continue então se esforçando ao máximo e nunca desista de seus sonhos. Parabéns por suas conquistas!!!! xD Ah! Obrigada pelo comentário!!! ^^

    B-joksssss!!!!!

    ResponderExcluir
  11. eu queria ser bailarina de valinhos mas eu nunca dancei como é que eu faço?

    ResponderExcluir
  12. Brigada Aninhaaa!!!! ^^

    Entaum Valéria, vc tem q começar a fazer aulas e depois q tiver uma boa noção e uma certa apuração da técnica, vc faz o teste pro Corpo de Baile!

    B-jokssss!

    ResponderExcluir
  13. Natii lindaa continue assim, felicidades

    ResponderExcluir
  14. Oi querida...adorei seu blog! Parabéns.
    Continue sempre nesse caminho tão bonito!
    Um beijo enorme, fico muito feliz de poder contribuir para o seu conhecimento!
    um beijão daqui do Rio de Janeiro!
    Mona

    ResponderExcluir
  15. Oie Mona! Td bem? Muito obrigada pelo parabéns e tb por contribuir para meu conhecimento e pode deixar que se depender de mim, naum deixarei nunca de seguir esse caminho sa arte!!!! xD

    B-joksss!!!! ;~)

    Nath Lisiê.

    ResponderExcluir